António Toste Parreira apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
25.º Aniversário
Centro Social e Paroquial da Ladeira Grande da Ribeirinha
O Centro Social e Paroquial da Ladeira Grande da Ribeirinha, foi fundado a 13 de maio de 1992. No passado domingo, foi realizada uma coroação, comemorando-se assim as “Bodas de Prata” desta instituição que disponibiliza um Centro de Convívio para Idosos.
Inicialmente o Centro Social e Paroquial da Ribeirinha integrava os dois centros de convívio existentes na freguesia. Posteriormente, foi então criado o Centro Social e Paroquial da Ladeira Grande da Ribeirinha que funcionava em local próprio, tendo inaugurado a sua Sede Social a 27 de janeiro de 2003.
Foram suas fundadoras, as senhoras Maria de Fátima Dinis Silva, Avelina Borba Castro e Maria das Dores Coelho.
São 25 anos de trabalho, empenho e dedicação em prol das pessoas, particularmente dos idosos e, sobretudo, dos mais necessitados.
O trabalho do Centro Social é direcionado aos idosos, contando com cerca de 50 utentes e 12 voluntárias, sendo os trabalhos coordenados pela Direção do respetivo Centro.
Presentemente contam com uma carrinha de passageiros que, para além de servir os seus utentes, também serve outras instituições e coletividades da freguesia.
As atividades do Centro têm lugar às quintas-feiras e pautam-se pela variedade. Desde jogos, leituras recreativas, trabalhos manuais, bingo até à comemoração de aniversários dos próprios utentes, entre outras atividades. Participam ainda em feiras de artesanato, em feiras de gastronomia e intercâmbios, bem como em outros eventos de caráter eventual.
Hoje, a obra social é fundamental no desenvolvimento da sociedade, o envelhecimento impõe novos desafios aos governos, às instituições sociais e, sobretudo, às famílias. Deve ser um esforço partilhado por todos que permita, entre outras, uma melhoria de vida ao idoso e à pessoa com dependência.
Enaltecer o trabalho voluntário que é desenvolvido nesta área, por gente que se dedica a uma causa, que acarinha e ajuda instituições desta natureza, que disponibiliza parte do seu tempo a favor de outros mais necessitados.
Referir também o investimento efetuado pelo Governo Regional dos Açores na área social, em parceria e com a colaboração das instituições de cariz social. Oferecendo mais e melhores espaços e disponibilizando mais e melhores serviços aos utentes.
Presentemente, a Direção do Centro Social é constituída pelos seguintes elementos:
- Presidente – (Padre) António Henrique Arruda Pereira;
- Vice-Presidente - Maria Emília Lourenço Pires Gaspar;
- Secretária - Maria Silveira Pires;
- Tesoureira - Maria Lurdes Lourenço Pires Parreira;
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no período Legislativo de 21 de junho de 2017, a aprovação deste Voto de Congratulação, pelos 25 anos do Centro Social e Paroquial da Ladeira Grande da Ribeirinha.
Do presente Voto de Congratulação seja dado conhecimento à sua Direção.